3 maneiras pelas quais os motociclistas podem manter seu capacete limpo

3 maneiras pelas quais os motociclistas podem manter seu capacete limpo 

Conhecidos por manter nossa cabeça protegida de acidentes, nossos capacetes são equipamentos importantes que devemos usar. Como uma pequena forma de mostrar o seu apreço, é importante que você aprenda a limpá-lo.

Desde a sua vibrante camada exterior até as mais pequenas fendas, nós da Motospace iremos ajudá-lo a limpar completamente o seu capacete. Isso ajudará você a manter seu brilho, um capacete sem odores e aventuras seguras. Se você gostaria de saber mais, continue lendo!

Limpeza do exterior

Para começar a limpar o capacete, você terá que passar por dois níveis de limpeza. O primeiro nível é caracterizado por você fazer uma rápida limpeza / limpeza pós-viagem. Enquanto o segundo nível precisará que você faça uma limpeza profunda com frequência durante uma temporada. 

Limpeza pós-viagem

Para o primeiro nível de limpeza, você fará isso depois de chegar em casa. Isso é importante porque você terá que remover insetos mortos ou sujeira que estragará seu capacete. O exterior é incrivelmente fácil de limpar, pois tudo que você precisa é umúmido microfibra pano deou uma toalha e, em seguida, colocá-lo sobre os detritos. 

Uma vez feito isso, os detritos presos em seu capacete irão amolecer e tornar o capacete mais fácil de limpar. Remova o pano inicial e use um novo e limpo para esfregar suavemente qualquer excesso de detritos presos em seu capacete.

No entanto, se os detritos continuarem a grudar em seu capacete, encontre um fluido específico feito para seu capacete e não o danificará. Nunca use produtos químicos nocivos em seu capacete, pois eles podem diminuir a espessura do mesmo e diminuir sua capacidade de protegê-lo. Produtos químicos como limpadores de janelas e sabão em pó são especialmente conhecidos por fazer isso. Em vez disso, procure produtos químicos feitos especificamente para a limpeza de capacetes.

No final das contas, a maioria dos entusiastas de motocicletas afirma que a melhor maneira de limpar um capacete é simplesmente usar água limpa e esfregar bem à moda antiga. 

Limpeza profunda 

Uma vez a cada temporada, você deve fazer uma limpeza completa em seu capacete. Isso ocorre porque você definitivamente perdeu alguns pontos para limpar no estágio de limpeza pós-passeio. Este nível de limpeza vai mais fundo nas fendas encontradas em seu capacete. 

Semelhante a uma limpeza pós-viagem, este nível requer que você coloque panos de microfibra úmidos e quentes sobre o exterior do capacete para amolecer alguns detritos. Depois, é preciso retirar a viseira e ser lavada separadamente. 

Se o seu capacete estiver incrivelmente sujo, como se estivesse coberto por camadas de lama, coloque-o sob água corrente para enxaguar e derreter grandes pedaços de sujeira. (Se o seu capacete tiver componentes eletrônicos, reserve um tempo para removê-los primeiro.) A razão para isso é que simplesmente limpar os detritos, mesmo se você estiver usando um pano úmido, arranhará a superfície do seu capacete. 

Para fazer uma limpeza profunda adequada com seu capacete, molhe o pano de microfibra em água e uma solução de sabão neutro. Certifique-se de enxaguar o pano ao fazer isso. Depois, vá mais fundo para limpar as fendas do capacete usando uma escova de dentes de cerdas macias ou cotonete.

Você não precisa se preocupar com a possibilidade de molhar o interior porque, eventualmente, vai secar naturalmente. Usar um ventilador para secar o interior também é um método aceitável, no entanto, nunca use um secador de cabelo. Pois o calor dele pode derreter as peças dentro do capacete – especialmente se estiver em alta temperatura.

Finalmente, uma vez que seu capacete esteja bem lavado, limpe o excesso de água com um pano de microfibra limpo. 

Limpando o visor

Depois de limpar o capacete, é hora do visor. 

Para começar, saiba que existem alguns fabricantes que utilizam revestimentos especiais no interior da viseira para evitar que fique embaçada. Portanto, você nunca deve limpá-lo com produtos químicos agressivos, ou eles se tornarão inúteis.

Para limpar a viseira, coloque água morna com um pouco de sabão neutro nos dedos e esfregue com uma pegada leve. Assim que a superfície da viseira estiver limpa, você precisará secá-la com um pano de microfibra limpo. 

Se o visor do seu capacete usa uma viseira Pinlock, você terá que lavá-la com os dedos. No entanto, tenha muito cuidado para não arranhar a superfície do Pinlock. Depois de enxaguar, não seque com pano. Em vez disso, o que você pode fazer para secar é usar um secador de cabelo ajustado para ‘esfriar’. Depois, deixe-o secar antes de colocá-lo de volta no capacete.

Limpeza interna

Depois de limpar a parte externa do capacete, é importante limpar também a parte interna. Dependendo da capacidade de remoção da área interna do seu capacete, haverá diferentes níveis de dificuldade ao limpar o capacete. Abaixo estão os guias que você pode seguir para limpar seu capacete com forro removível ou não removível. 

Limpando o forro removível

Finalmente, esta etapa trata da limpeza do interior do seu capacete. Como você tem uma grande quantidade de suor por baixo, é importante limpá-lo. Isso ocorre porque as bactérias sempre são atraídas para as áreas úmidas – assim como o interior do capacete encharcado de suor. 

Esta etapa também deve ser executada com muito cuidado. Como o forro interno é a peça que mais absorve choques intensos para a cabeça em caso de impacto, certifique-se de que a limpeza não prejudicará sua proteção. Afinal, você quer algo para absorver o choque de sua queda, caso venha a sofrer um acidente. 

Para começar a limpeza, remova o forro e o acolchoamento (se possível) e coloque-os dentro de uma sacola de malha para roupas. Uma vez lá, coloque-o dentro de sua máquina de lavar na configuração mais baixa e use o sabão em pó Woolite para limpá-lo. 

Assim que terminar de limpar, retire-o imediatamente da máquina para que seque. Para um processo mais rápido, certifique-se de usar um ventilador frio. Novamente, você nunca deve usar um secador de cabelo, pois pode derreter o adesivo interno.

Limpeza do forro não removívelforro donão for removível

Se oseu capacete, saiba que ainda é possível limpar – embora seja mais difícil e leve mais tempo para limpar. 

Para limpar o interior do capacete, você precisará de um pano limpo e uma tigela de água morna com sabão neutro. Em seguida, remova o máximo possível de forro e componentes eletrônicos do capacete. Se você não tiver certeza de quais partes podem ser removidas, pergunte ao vendedor quais partes do capacete podem ser removidas e como. Em seguida, usando seu pano, esfregue o interior do capacete, uma seção de cada vez.

Depois de limpar cada uma das seções do capacete, esfregue-o com panos limpos submersos em água limpa e morna. Certifique-se de remover todo o sabão do forro e do forro do capacete. 

Secagem do interior do capacete

Ao secar o interior do capacete, pressione o forro e o forro usando panos limpos e secos até que toda a umidade seja eliminada do forro. Em seguida, coloque o capacete em uma área com boa circulação de ar para secar. 

Atenção: secar o capacete ao sol não é recomendado pela maioria dos fabricantes porque pode queimar partes do capacete. Em vez disso, coloque o capacete na frente de um ventilador para aumentar o fluxo de ar sobre ele.

Ao planejar usar alguns produtos de limpeza, certifique-se de usar apenas produtos de limpeza misturados especificamente para a limpeza de capacetes. Além disso, esteja ciente de se o limpador que você usará destina-se apenas à parte externa. Isso ocorre porque o interior tem uma textura de superfície diferente que ficará arruinada se um limpador químico diferente for aplicado nele. 

Diminuindo a manutenção 

Como visto acima, está claro que limpar seu capacete é muito trabalhoso. Para ajudá-lo a diminuir a necessidade de limpar o capacete, lembre-se do seguinte:

Use uma touca ou bandana sob o capacete

Para garantir que o suor não seja absorvido pelo forro do capacete, use algo que o bloqueie, como uma calota craniana ou bandana.

Cubra seu capacete com cera automotiva de qualidade.

Para usuários de capacete brilhante, adicione uma camada de cera automotiva para facilitar a remoção de insetos e outros detritos. 

Traga lenços de limpeza

Retire os lenços de limpeza e remova imediatamente os resíduos que ficaram presos em seu capacete após usá-los. Isso evita que ele se acumule e seja significativamente difícil de limpar.

Depois de cuidar bem de seu capacete, você poderá levá-lo a muitas aventuras por muitos anos. Ao limpar o exterior e o interior do capacete, você não só terá uma aparência incrível, mas também estará seguro em todas as viagens e não terá que se preocupar com odores de suor grudados em seu interior. 

Para obter mais informações sobre capacetes e vários acessórios para motocicletas, visite frequentemente nosso blog aqui na Motospace.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *